![]() |
Primeiramente porque foi com esse esquadrão que o Atlético deu início a uma série de conquistas épicas que culminou no sensacional Hexacampeonato Mineiro de 1978 a 1983.
Além disso, 78 tambem era o ano em que o Atlético disputava pela segunda vez a Copa Libertadores da América.
VINGADOR - Poucos meses após a "tragédia de 77" mal esperavam os tricolores que o Atlético teria novas chances de reescrever sua história: enfrentou e eliminou sem dó o São Paulo da Libertadores: após empate de 1 a 1 no Mineirão o Galo venceu o tricolor por 2 a 1 em pleno Morumbi lotado. Com um time fortíssimo o Galo fez uma digníssima campanha perdendo apenas nas semi-finais pro Boca Jrs, que havia sido campeão no ano anterior e seria bi-campeão naquele ano.
E no dia 22 de Agosto de 1978 chegava a hora de enfrentar mais uma vez os paulistas em uma grande final de um torneio nacional: a final da Copa dos Campeões do Brasil.
Aquele mesmo time que meses antes havia amargurado o vice invicto, lutou, lutou e lutou para honrar o manto sagrado alvinegro e mostrar mais uma vez que é o Vingador de Minas - após empate no tempo normal por 0 a 0, era a hora do coração atleticano afastar de vez todos os traumas da mesma maneira que ocorreram: na disputa de penalidades. E com duas grandes defesas de João Leite, o Galo venceu por 4 a 2 e sagrava-se CAMPEÃO DOS CAMPEÕES DO BRASIL encima daquele mesmo arrogante tricolor paulista - O escudo do Clube Atlético Mineiro recebeu uma estrela vermelha em 1979, representando a heróica e vingadora conquista.
"Nós somos Campeões dos Campeões, somos o orgulho do esporte nacional!"
Esquadrão dos Campeões dos Campeões de 1978:
João Leite, Alves, Modesto, Márcio, Hilton Brunis, Toninho Cerezo, Danival, Paulo Isidoro, Serginho (Marcinho), Jorge Campos (Marinho) e Ziza. Técnico: Barbatana.
Copa dos Campeões do Brasil 1978, grande título nacional e história escrita por nossos grandes ídolos Reinaldo, João Leite e etc
ResponderExcluir