domingo, 1 de maio de 2016

27 de Novembro de 1927 - A MAIOR GOLEADA (9 x 2)



A equipe do Atlético foi até o campo na avenida Paraopeba para uma tarde que entraria na história do futebol de Minas Gerais. 


Se tratava de um clássico: aquele que hoje chamamos de "a maior rivalidade de Minas". O primeiro embate entre as duas equipes havia ocorrido em 17 de Abril de 1921. Já eram 6 anos de disputa sobre os territórios mineiros.

Nesta tarde havia um grande público ao redor do campo acompanhando a peleja, e dentre o povo já haviam adeptos para ambos os lados.
O primeiro tempo terminou com um placar normal: 2 a 1 pra nós. Foi então que no segundo tempo, houve a maior das surras já vista em toda história do futebol de Minas Gerais: O Galo goleou o seu rival, então nomeado como Palestra Itália naquela que é, até agora, a mais sonora e humilhante goleada sobre o time do Barro Preto por exatos 9 a 2, fora o olé. O árbitro ainda anulou, só Deus sabe porque, aquele que seria o décimo tento alvinegro.

O destaque alvinegro dessa fatídica e épica surra era a trinca de ataque, uma das mais temidas de todos os tempos: o “Trio Maldito”, composto pelos eternos ídolos e igualmente atleticanos Mário de Castro, Jairo e Said.

Um certo Arcelus, secretário do Palestra Itália, enviou um telegrama a Moura Costa: "Dr. Moura Costa. Em nome da diretoria felicito Atlético Mineiro brilhante vitória hoje". O presidente, um cavalheiro, respondeu: " Paletra Itália, Clube Atlético Mineiro agradece gentileza, telegrama e felicitações. Aperta afetuosamente a mão do digno e leal adversário".
A diretoria do mesmo "digno e leal" adversário, anos depois, obrigou seu jogador Ninão a dar declarações para o Estado de Minas dizendo que os jogadores não haviam se empenhado totalmente para a partida daquela tarde: O desleal e incrédulo lado azul nunca aceitou a magnitude dos fenômenos alvinegros: aquela tarde tinha lugar especial reservado na história para ser lembrada sempre como a maior goleada de Minas.



Lance da partida de 1927: o Paletra Itália nunca aceitara tão humilhação.


Atlético 9 x 2 cruzeiro

Atlético: Perigoso, Chiquinho, Brant, Franco, Ivo, Hugo, Getulinho, Said, Jairo, Mário de Castro e Getúlio

Cruzeiro: Geraldo, Rizzo, Para-raio, Porfírio, Osti, Nininho, Piorra, Nani, Ninão, Bengala e Armandinho

Gols: Said (3), Jairo (3), Mário de Castro (2) e Getúlio; Ninão (2)

Data: 27/11/1927
Árbitro: José Avelino
Público: 4 mil
Estádio: Campo do América
Motivo: Campeonato da Cidade



Referências 
  • GALUPPO, Ricardo. Raça e Amor - A Saga do Clube Atlético Mineiro Vista da Arquibancada. BDA, 2003. Coleção Camisa 13. 173 p. ISBN 8572342818

Um comentário:

  1. ESTÁ COMPROVADA A FARSA DE ATLÉTICO MG 9x2 PALESTRA ITÁLIA (CRUZEIRO ESPORTE CLUBE), DEPOIS DE CRUZEIRO 6x1 ATLÉTICO MG EM 04/12/2011 ATÉ ENTÃO A MAIOR GOLEADA DO CLÁSSICO MINEIRO, EM 25/02/2013 EDITARAM A WIKIPÉDIA DO CAMPEONATO MINEIRO 1927 - MODULO I, NEM A FEDERAÇÃO MINEIRA DE FUTEBOL NÃO EXISTE DOCUMENTO DESSA PARTIDA QUE NÃO EXISTIU,
    DE UMA OLHADA NOS JOGOS E CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MINEIRO 1927, O ATLÉTICO MG TEVE 12 PARTIDAS, COM O TAL 9x2 FICARIA 13 PARTIDAS, DE UMA ANALISADA NOS GOLS MARCADOS E SOFRIDOS,
    COMPROVA QUE ESSE TAL DE 9x2 NÃO EXISTIU, É FARSA!

    ResponderExcluir